sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Começou o maior campeonato estadual do Brasil

Com todo o respeito aos outros estaduais, mas o Paulistão chegou!

Na 4ª feira, o atual bicampeão Santos perdeu por 2 a 0 para a surpreendente Lusa. As novidades Leão, Marcinho Guerreiro, Betão tiveram que engolir a seco os lusitanos, principalmente Betão que já é considerado vilão por ter perdido a disputa de bola com o atacante Christian (ex-Inter) no primeiro gol da Portuguesa.

Ontem, trio de ferro estreou e todos com o pé direito, enchendo os torcedores de esperança.

O São Paulo promoveu a estréia do ex-Imperador italiano Adriano. De chuteiras amarelas, o atacante fez um primeiro tempo tímido com o tricolor, que teve como destaque a força de vontade do novo meio-de-campo Fábio Santos. Dos reforços que vieram do Botafogo, Joílson, lateral direito, mostrou-se meio assustado e não apareceu, mas não comprometeu. Já o zagueiro Juninho não fez boa estréia. No 1º tempo, duas falhas suas quase resultaram em gols do “perigoso” Guaratinguetá. De bom, somente uma falta cobrada com sua característica principal, a força, que passou perto da trave.

O 2º tempo mudou o jogo. O São Paulo entrou perdendo por 1 a 0, numa cobrança de falta despretensiosa do Guará que passou no meio da barreira e deixou Rogério batido no lance. Então, Adriano trocou as chuteiras amarelas por um par azul e a história mudou.

Um míssel disparado de sua canhota, num bate-rebate na entrada da área fez o goleiro Fábio nem ter tempo de reagir e ver a bola passar sobre sua cabeça para empatar o jogo. Depois, em uma cobrança de falta dele de novo, Fábio caiu em câmera lenta e decretou a virada do São Paulo e a estréia perfeita de Adriano. 2 a 1 Tricolor paulista

O Palmeiras venceu o fraco Sertãozinho por 3 a 1, com dois gols de cabeça do estreante Alex Mineiro e um do meia Willian. O atacante mostrou que finalmente o Palmeiras encontrou seu ponto de referência na área.

Dentre os grandes, o Verdão parece ser a equipe mais entrosada, por ter mantido a base do ano passado e ter somente a entrada de Alex Mineiro e Élder Granja, que deu o cruzamento para o 2º gol de Mineiro.

Da vitória fácil, somente Luxemburgo teve que agüentar a torcida Mancha Verde lembrar de sua saída em 2002, quando o clube foi rebaixado para a 2ª divisão e o técnico trocou o Palmeiras pelo Cruzeiro.

O Corinthians entrou em campo com sua nova equipe e empurrado pelos tradicionais cantos da torcida alvinegra que incentivou a equipe o jogo todo.

Dos jogadores que participaram da campanha no rebaixamento em 2007, somente Felipe, Eduardo Ratinho, Bruno Octávio e Finazzi estavam entre os titulares (Lulinha, Dentinho e Everton Ribeiro entraram no 2º tempo).

O Guarani não lembra nem de longe a equipe que um dia assustou os grandes de São Paulo. Com um time medíocre, o Bugre foi pressionado do começo ao fim pelo Timão.

Dos estreantes, Chicão e William jogaram tranqüilos e mostraram seriedade. O lateral André Santos arriscou poucas jogadas na frente. Perdigão correu e se cansou no 2º tempo, o agora meia Alessandro ficou perdido no 1º tempo, se confundindo com sua antiga posição de lateral, mas se acertou e fez uma estréia na média. Acosta fez o que a torcida quis: correu, driblou, chutou, deu carrinhos e mostrou vontade. Nada de espetacular. A decepção ficou por conta de Marcel que não fez mais do que acertar um lançamento para Finazzi. Este sim encheu a Fiel de alegrias. Fez dois gols, um de pênalti e um sem querer (a bola bateu em sua perna numa rebatida e entrou), mas mostrou ser o centroavante do time.

O destaque ficou com Dentinho (que assumiu o apelido, deixando de ser Bruno Bonfim) que entrou no 2º tempo quando estava 1 a 0 para o Timão, incendiou o time, fez o 2º (à la Viola, se jogando na bola), sofreu o pênalti do 3º e provou a Mano Menezes que a confiança depositada, pelo menos por enqüanto, foi correspondida.

Mano manteve-se tranqüilo durante todo o jogo, até demais, quando o time vencia por 1 a 0 e jogadores como Acosta e Perdigão já se mostravam cansados, ele demorou a mexer no time. A partida terminou 3 a 0 para o Timão contra o candidato ao rebaixamento Guarani.

Esse foi o início dos clubes paulistas. No domingo, o primeiro clássico do Paulistão: Santos e Palmeiras na Vila Belmiro às 16h. O São Paulo recebe o Rio Preto no Morumbi também às 16h e o Corinthians joga contra o São Caetano às 18h10 em Mogi Mirim.

Nenhum comentário: